Introdução a Semântica formal 


A definição de semântica como área da Lingüística é bastante consensual mas pouco esclarecedora pois para entende-la,  é necessário definir o que é significado. Para os semanticistas estes significados apresentam diferentes visões sobre o que é significado e significação. Existem vários tipos de semântica: a textual, cognitiva e lexical. Há também semântica argumentativa e discursiva, cada qual com sua maneira de estudar os significados. Na tira do Garfield por exemplo em que lhe é oferecido um bolo, o personagem invés de pegar um pedaço do bolo apenas, "rouba" lhe todo. Quando a pessoa demostra surpresa por essa atitude, ele diz, nós não iremos discutir semântica vamos ?  Essa forma de semântica é sobre os aspectos linguísticos e mentais da pessoa. No último caso, a expressão linguística de pedaço, representa diferentes interpretações do mesmo lexema.
Podemos ainda investigar ainda a relação que existe entre as expressões linguísticas, a ideologia e cultura. Como a palavra Chairman que é uma palavra composta da palavra man, que é homem. Com o avanço do movimento feminista, esta palavra passou a ser questionada, mostrando mudança ideológicas e culturais a seu respeito.
Podemos investigar a relação com que a expressão estabelece com a mesma língua. A origem das palavras e suas semelhanças,  apresentam parte do significado em comum com as demais.
Provavelmente , essas perspectivas não são totalmente incompatíveis e com significados diferenças.  O que as teorias semânticas apresentam, esta em recordar o objeto de estudo e alguns aspectos envolvidos em seu significado. As teoria cientificas não escapam dessa limitação e precisam retomar seu objeto de estudo.

Renata Pereira de Souza

Comentários