Linguística: as dicotomias de
Saussure
A linguística é uma ciência
relativamente nova que estuda a linguagem verbal humana. É considerada uma ciência
por que possui uma teoria e um método. Há 20 anos, a lingüística não estava no
currículo do curso de Letras, ele teria que ser estuda à parte. No entanto,
hoje ela deve compor o currículo do
curso de Letras como disciplina obrigatória.
A lingüística começou com o Curso de Linguística Geral, pelo pai da Linguística Ferdinand de Saussure, em 1816. Esta foi uma obra recriada após sua morte através da compilação de anotações de seus alunos de. A lingüística saussureana pode assim dizer que apresentae quatro dicotomias: sincronia e diacronia, ou seja língua e fala, sintagma e paradigma e a formação do signo linguístico constituído pelo significante e significado.
As primeiras, Sincronia e diacronia são estudos relacionados ao tempo. Sincronia é o estudo do recorte do tempo e suas nuances, e diacronia é a análise através do tempo. Por exemplo: se um estudante de Letras resolve estudar os recursos linguísticos na literatura através dos séculos, está fazendo um estudo diacrônico. Todavia, se o mesmo resolve analisar apenas as obras referentes ao trovadorismo, está fazendo um estudo sincrônico, ou seja, estudando uma parte do todo temporal.
A Língua e fala também apresentam peculiaridades para Saussere. Para ele, língua é o sistema, é o todo, é o conjunto de signos de que uma comunidade se vale para se comunicar e também as regras que delimitam esse conjunto. Logo, língua é uma coisa coletiva, social. Saussure também chama língua de “langue”. Já a fala é o uso individual, cada individuo apresenta uma forma de manifestação da língua ou “parole”. Sauserrure tem como objeto de seus estudos a língua e não a fala pois esta pode ser normatizada, por isso considerada também uma ciência.
Outra de suas dicotomias é o sintagma e o paradigma. O paradigma é o conjunto de componentes do qual você pode se valer para compor seu enunciado e o sintagma é escolha das palavras dão sentido a como no exemplo :A MANGA É GOSTOSA. No caso, poderíamos substituir MANGA por cereja, laranja ou amora. As frutas podem ser escolhidas sem sofrer desvio semântico. A palavra ou lexema que atribui uma qualidade ao sujeito da frase também poderia ser substituído , GOSTOSA por deliciosa, saborosa ou boa. Os três são adjetivos que denotam aprovação; no entanto, você escolheu GOSTOSA. O enunciado A MANGA É GOSTOSA é o sintagma, a escolha lexical que você fez. Os termos dos quais poderiam ser utilizados, constituem o paradigma.
Por fim, o significante e o significado, que compreendem as duas faces do signo. Umas das características do signo frequentemente evocadas pela linguística de filiação saussuriana é o fato das diversas línguas naturais estabelecerem, cada qual para seu próprio uso, diferentes estruturações do “mundo” por elas concebido Significante é a imagem acústica de algo, a parte “material” como, por exemplo, falar ou escrever a palavra ÁRVORE. Já significado é o conceito imaterial ou psíquico disso, ou seja, o conceito que se tem de árvore: galhos, folhas, raiz, etc.
A lingüística começou com o Curso de Linguística Geral, pelo pai da Linguística Ferdinand de Saussure, em 1816. Esta foi uma obra recriada após sua morte através da compilação de anotações de seus alunos de. A lingüística saussureana pode assim dizer que apresentae quatro dicotomias: sincronia e diacronia, ou seja língua e fala, sintagma e paradigma e a formação do signo linguístico constituído pelo significante e significado.
As primeiras, Sincronia e diacronia são estudos relacionados ao tempo. Sincronia é o estudo do recorte do tempo e suas nuances, e diacronia é a análise através do tempo. Por exemplo: se um estudante de Letras resolve estudar os recursos linguísticos na literatura através dos séculos, está fazendo um estudo diacrônico. Todavia, se o mesmo resolve analisar apenas as obras referentes ao trovadorismo, está fazendo um estudo sincrônico, ou seja, estudando uma parte do todo temporal.
A Língua e fala também apresentam peculiaridades para Saussere. Para ele, língua é o sistema, é o todo, é o conjunto de signos de que uma comunidade se vale para se comunicar e também as regras que delimitam esse conjunto. Logo, língua é uma coisa coletiva, social. Saussure também chama língua de “langue”. Já a fala é o uso individual, cada individuo apresenta uma forma de manifestação da língua ou “parole”. Sauserrure tem como objeto de seus estudos a língua e não a fala pois esta pode ser normatizada, por isso considerada também uma ciência.
Outra de suas dicotomias é o sintagma e o paradigma. O paradigma é o conjunto de componentes do qual você pode se valer para compor seu enunciado e o sintagma é escolha das palavras dão sentido a como no exemplo :A MANGA É GOSTOSA. No caso, poderíamos substituir MANGA por cereja, laranja ou amora. As frutas podem ser escolhidas sem sofrer desvio semântico. A palavra ou lexema que atribui uma qualidade ao sujeito da frase também poderia ser substituído , GOSTOSA por deliciosa, saborosa ou boa. Os três são adjetivos que denotam aprovação; no entanto, você escolheu GOSTOSA. O enunciado A MANGA É GOSTOSA é o sintagma, a escolha lexical que você fez. Os termos dos quais poderiam ser utilizados, constituem o paradigma.
Por fim, o significante e o significado, que compreendem as duas faces do signo. Umas das características do signo frequentemente evocadas pela linguística de filiação saussuriana é o fato das diversas línguas naturais estabelecerem, cada qual para seu próprio uso, diferentes estruturações do “mundo” por elas concebido Significante é a imagem acústica de algo, a parte “material” como, por exemplo, falar ou escrever a palavra ÁRVORE. Já significado é o conceito imaterial ou psíquico disso, ou seja, o conceito que se tem de árvore: galhos, folhas, raiz, etc.
Tanto o polo da palavra tanto do conceito são variáveis segundo a
inserção sócio-histórica das expressões que estejam em pauta, que revela que
não existem jamais traduções exatas da mesma língua.
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