A seca no nordeste
A seca e um fenonômeno natural do nordeste, ha relatos da sua incidência desde o século 16, ou seja, desde do inicio da colonização  do País.
O clima hoje é semiárido, mas no futuro poderá ser mais. A região do Sertão nordestino do agreste ambos de clima semiárido  vegetação denominada catinga apresenta temperaturas com baixa precipitação pluviométrica durante todo o ano , o período chuvoso, quando ocorre dura mais ou menos dois meses no ano. Outro fator é desmatamento da zona da mata pois também contribui para o aumento da temperatura no sertão nordestino.
       Algumas regiões ja enfrentaram secas excepcional, utilizada para classificar situação emergencial em que ha perdas de  plantações e escassez de água em reservatórios, córregos e poços.
       Porém não é toda região nordeste que sofre com os problemas climáticos relacionados por falta de água, mais sim a região denominadas de poliganos das secas.
Mais em fim nessas regiões que sofrem muito com a seca podemos citar alguns problemas, gado no morrendo, barragem sem uma gota de água, rios ficando secos, plantações morrendo, ou seja , é tanta secura  que até as colheitas estão  sentindo,
Para quem passa despercebido pelo interior do nordeste, o horizonte seco e nano climático  pode parecer o mesmo de sempre,mas um segundo olhar revela os açudes vazios, a terra  rachada e as carcaças  dos  animais . isso  é a seca , mas não uma seca qualquer, dizem pesquisas que  desde 2012, a região  passa por  poucas chuvas, perdas  de safras e baixa vazão de águas nos rios .
Resumindo tudo isso quero dizer que é o sofrimento do povo do semiárido nordestino ,que enfrenta com forçã ,resiliência ,e muitas vezes com desespero ,as consequências da seca .


ALUNO;Valdenir silva da cruz RA;D44249-0

Comentários